Autora: Deise Caroline
É muito comum durante a gestação, ouvirmos que não podemos realizar várias atividades, com a justificativa de que elas podem prejudicar o desenvolvimento do bebê ou produzir parto prematuro. Mas, a maioria das recomendações, são infundadas e por isso, quero trazer para você algumas mais comuns e explicar porque não são reais.
Gestante PODE:
- Correr, subir escada ou agachar: não existe risco de parto prematuro nem faz mal ao bebê realizar tais atividades. Inclusive, é recomendado que a gestante pratique atividades físicas dentro das suas possibilidades e de acordo com as recomendações médicas.
- Frequentar jacuzzi, sauna ou piscina aquecida: os únicos riscos possíveis é a gestante se sentir mal, com tontura, ânsia de vômito por conta do calor da água, ou uma desidratação transitória. Apenas quando a mulher está com bolsa rota, é que, não se recomenda frequentar tais locais PÚBLICOS, pelo risco de infecção, mas, se for um local seguro e limpo, pode também.
- Dirigir carro, pilotar moto ou andar de bicicleta: se a gestante estiver se sentindo bem, confortável e atenta, pode sim. Com relação à moto e à bicicleta exige melhor equilíbrio e atenção, uma vez que a mulher fica com o corpo mais exposto e suscetível à quedas. Mas, caso se sinta confortável e bem, pode fazer uso dos meios de transporte que desejar.
- Andar a cavalo: mesma situação que a moto e a bicicleta: requer equilíbrio e expõe mais o corpo. Entretanto, nenhuma delas, pelo motivo do balanço, pode gerar descolamento de placenta, parto prematuro ou induzir o parto.
- Viajar de avião: quem acha que não pode, sempre tenta explicar usando a pressurização dentro do avião como um problema. Mas, seja de avião, carro, ônibus ou qualquer outra meio de transporte, a gestante pode viajar, contando que não fique muito tempo sentada, na mesma posição, sem se alimentar direito, descansar ou urinar, porque isso sim, não é bom para o corpo gestando. Se for realizar viagens longas, coma bem, descanse, e ande ou pare para esticar as pernas e melhorar a circulação.
Esse são apenas alguns dos mitos mais comuns, mas, tenho certeza que você conhece outros. Me conta aqui embaixo quais você já ouviu!