QUAIS AS ULTRASSONS IMPORTANTES NA GESTAÇÃO?

Autora: Deise Caroline

Quando recebemos o positivo, é comum já querermos fazer ultrassom para ver nosso bebezinho e saber se está tudo bem com ele. Mas, é comum as gestantes terem muitas dúvidas sobre os exames de imagens que são importantes de se realizar ao longo da gravidez. Então, entenda abaixo quando e quais são as ultrassonografias que você não pode esquecer de fazer:

1ª ultrassom

Como: transvaginal;

Tempo ideal: assim que se descobre a gestação, preferencialmente depois de 6 semanas da última menstruação;

Para que serve: identificar idade gestacional do feto, se é único ou tem mais, se já tem batimentos cardíacos, se está bem instalado na parede do útero, se está tudo dentro da normalidade para a continuidade saudável da gestação.

2ª ultrassom – morfológica de 1º trimestre

Como: pode ser abdominal;

Tempo ideal: entre 11 e 14 semanas;

Para que serve: também conhecida como translucência nucal, ela avalia a quantidade de líquido na nuca do feto e visualiza e mede o osso nasal para identificar se há alguma chance de síndrome fetal. Também é feita a contagem dos dedos, a conferência dos membros, se os ossos têm comprimento adequado para a idade gestacional e se os órgãos internos e sistemas estão se desenvolvendo dentro da normalidade. Através do Doppler, confere o fluxo sanguíneo dos principais vasos do bebê e do útero: artérias uterinas, umbilical e ducto venoso.

3ª ultrassom – morfológica de 2º trimestre

Como: abdominal e transvaginal

Tempo ideal: entre 20 e 24 semanas;

Para que serve: avalia o encéfalo (cérebro), a caixa torácica, o osso nasal novamente, se possui fenda palatina, confere o coração, a cavidade abdominal, os rins, os braços e as pernas. O objetivo é investigar se há alguma má formação. A transvaginal é indicada para medir o colo do útero (cervicometria), e identificar se há algum risco de parto prematuro.

É importante ressaltar que, a depender de quando a gestação for descoberta, se houver passado das semanas indicadas para cada ultrassom, deve-se seguir a orientação médica para realização dos exames de imagens posteriores.

De acordo com os protocolos atuais do Ministério da Saúde, não há necessidade nem indicação de se realizar mais exames de imagem, mas, alguns profissionais solicitam uma 4ª ultrassom no último trimestre. Ela é realizada entre 30 e 32 semanas, e avalia a quantidade de líquido amniótico, confere o peso e percentil de crescimento além da posição que o bebê está.

É um exame opcional, que pode ser dispensado quando é uma gestação de risco habitual. Havendo alguma alteração, converse com seu médico sobre a necessidade de um novo exame de imagem para diagnóstico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *