É comum as pessoas acreditarem que apenas quem escolhe viver a experiência do parto normal, é que precisa de preparo. Mas, isso é um engano. No Brasil, pouquíssimos profissionais têm conduta respeitosa na cesárea. Logo, se você não conhecer e cobrar, será tratada como só mais uma mulher sendo operada.
A cesariana também tem procedimentos e condutas que podem ser ultrapassados e inadequados. Mas, você só saberá quais são, se pesquisar e estudar. Não espere o médico te dizer, porque ele não vai.
Além disso, a cesariana não te livra de violência obstétrica, nem garante que seu bebê não vai sofrer violência neonatal. Muito menos a cesárea vai te deixar imune a conduta antiética de profissionais. Você precisa saber o que pode ou não aceitar.
Outro fator importante é que seus direitos não podem ser suprimidos só porque é uma cirurgia. O fato de você viver uma via de nascimento cirúrgica não dá ao médico ou instituição o direito de te privar do seu acompanhante, e você precisa saber disso.
O Plano de Parto também é para a cesárea e inclui os procedimentos realizados com o bebê depois de extraído. É importante você montar um Plano, afinal, seu bebê só nascerá uma vez.
Diferente do que muitos pensam, o medo e o nervosismo também podem atrapalhar. Saber como a cirurgia é feita, o que precisa acontecer, traz tranquilidade e calma para viver o momento.