TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE EDUCAÇÃO PERINATAL

Autora: Deise Caroline

Você já deve ter ouvido falar em Educação Perinatal, mas, pode não ter certeza do que se trata, por isso, vou explicar tudo o que você precisa saber a respeito.

O que é?

A Educação Perinatal é um processo onde se prepara a gestante, o acompanhante, ou a família, para viver os processos da gestação, o nascimento (seja parto normal ou cirurgia cesariana) e o pós-parto (mais conhecido como puerpério). Na preparação os indivíduos são munidos de informações científicas atualizadas acerca de tudo o que vão viver, para que as decisões sejam tomadas de forma consciente.

O que estuda?

Os temas estudados são voltados para a necessidade da mulher e acompanhante, levando-se em consideração o que é importante saber sobre o sistema obstétrico local e nacional. Alguns assuntos não podem faltar, tais como:

  • A fisiologia do Parto normal;
  • A cesariana com suas indicações;
  • Recursos não-farmacológicos para alívio da dor;
  • Elaboração do Plano de Parto individualizado;
  • Primeira hora de vida do recém-nascido e cuidados cotidianos;
  • Como obter sucesso na Amamentação;
  • Práticas e recomendações da OMS – Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

Para que serve?

Todo o processo da gestação, o nascimento e o puerpério, produzem profundas mudanças no corpo e na mente da mulher, alterando toda sua vida e da família também. Através da preparação oferecida na Educação Perinatal, será possível compreender essas mudanças, orientar e oferecer ferramentas de como lidar com situações diversas, de forma que, toda essa transformação seja vivida de maneira tranquila, consciente e feliz.

Quem oferece?

Profissionais da saúde que atuam junto às mulheres do período da gestação ao puerpério, tecnicamente estão aptos a oferecerem a preparação de Educação Perinatal. Mas, existem profissionais qualificados especificamente para atuarem assim, que são Educadoras Perinatais e Doulas, que para além da preparação informativa, podem oferecer suporte emocional e no caso da Doula, físico também, no dia do parto.

E então, está gestante e quer se preparar para viver esse momento tão especial, de maneira leve e feliz? Abra a aba ASSISTÊNCIA e vem comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *