A MULHER QUE RENASCE NO PÓS PARTO

Autora: Chris França

Se tornar mãe é algo tão mágico, mas é engraçado que ao mesmo tempo é complexo. E diferente do que muitos pensam, a maternidade já se inicia quando chega a notícia de que existe um outro coração batendo dentro de nós. E aí, tudo muda (tudo mesmo).

A gestação pode ser a mais tranquila possível, mas existe a passagem pelo nascimento e é onde se inicia a erupção de um vulcão interno. O parto é um evento tão intenso, tão íntimo, tão profundo e é onde a mulher tem contato com suas profundezas desconhecidas, de força e também de medos. E a erupção não cessa após o nascimento de um filho, pelo contrário, ele continua e continua…

Quando se depara com um bebê real, do qual você precisa dar conta e ao mesmo tempo, se encontra com a sua própria sombra, o medo vem. E por vezes, não queremos admitir que a sombra está lá ou nem temos ideia de que ela está. Dias de choro, tristeza e angústia bate à nossa porta, mesmo com um bebê saudável e perfeito.

Ahhh o puerpério chegou, avassalador e sem pedir licença, não dando opção para que não seja vivenciado, não há como pular de fase. Traz angústia, medo, insegurança, então o questionamento é: onde está a alegria que tanto se esperou?

E a resposta é exatamente o que não queremos, que é encarar nossas próprias sombras, e começar a trilhar um caminho de Luz. A maternidade é incrível sim, linda e cheia de bênçãos, cheia de desafios também. Passar pela transformação de se tornar mãe nos capacita para uma vivência incrível. Maternidade não tem regras, não tem certo nem errado, apenas é algo possível dentro da realidade de cada uma de nós.

Puerpério pode parecer algo difícil porque precisamos nos entregar. Parece que perdemos nossa identidade como mulher e precisamos dar um novo sentido à nova vida, mas é a oportunidade de ser uma mulher melhor. Enxergar a vida como ela é, sendo realizada dentro de cada possibilidade.

Hoje enxergo a minha maternidade com olhar de entrega e maturidade, mesmo em meio aos desafios e meus erros. Quero dizer que somos capazes de sair de uma sombra que nos persegue e viver na luz que nos guia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *