GESTAÇÃO E MATERNAR CONSCIENTE

Autora: Deise Caroline

A gestação não é apenas sobre um bebê que se desenvolve. É sobre, e muito mais, uma mulher que vira mãe. Que amadurece, que aprende, que muda e que cresce também.

A diferença é que a maturação do bebê é inevitável. Da mãe, é opcional. Vai depender do desejo e da necessidade que ela enxergar em si.

Muitas crenças existem em torno desse processo e você pode se encaixar em um dos três grupos de mães:

  1. As que acreditam que, ao gerar um bebê, os instintos serão suficiente para ajudá-la a tomar boas decisões. E quando o bebê nascer, ela saberá o que fazer nas situações que aparecerem;
  2. As que confiam nas orientações de pessoas que ela considera de confiança, como o médico, a mãe, a avó, a sogra… de preferências pessoas que são profissionais da área ou que já são pais;
  3. As que vivem despreocupadas, aproveitando cada dia, e que, na hora que aparecer uma dificuldade, ela vai procurar ajuda, não importa onde nem como, mas ela esperar acontecer.

Se você se identificou com algum destes grupos, quero te dizer que, não é suficiente. Já durante a gestação e muito mais depois que o bebê nascer, estes três grupos enfrentarão mais dificuldades, estarão mais propensos a errar e principalmente: a se arrepender quando já não há mais o que ser feito. Por isso quero te apresentar um quarto grupo:

  • O de mulheres que: aproveitam a gestação e a vida de forma consciente, pesquisam e procuram bons profissionais em quem confiar, não ignoram seus instintos, mas acima de tudo, ela é uma mulher informada e consciente de suas necessidades e responsabilidades. Ela tem fundamento para fazer as escolhas mais importantes da vida.

Como falei no início do texto: a gestação não é apenas sobre o bebê, é muito mais sobre a mãe. E a mãe que você será para o seu bebê fora do útero, é a mãe que você construiu desde o desejo da sua maternidade, e agora na gestação. É a mãe que faz o que precisa ser feito porque é o melhor e ela planta, para colher cada dia.

Se para tudo que é importante na vida, é exigido preparo e dedicação, por que para a tarefa mais importante do mundo, que é maternar, não nos preparamos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *