JOÃO PEDRO: UM NASCIMENTO TRANSFORMADOR

Para começar, sempre tive problemas com ovários policísticos: tratava, cuidava, eles sumiam e sempre voltavam. Decidi fazer um tratamento com alimentação, exercícios e uma famosa garrafada (um remédio natural), pois acredito que o natural é sempre a melhor opção. Passei um tempo acompanhando e meus ovários sempre limpos, mas no dia 02/07/2021 fiz uma ultrassom e para minha surpresa os cistos haviam voltado. Após alguns dias estava com alguns sintomas e no dia 09/08/2021 resolvi fazer um teste de gravidez por fazer (achei perdido na gaveta um teste de farmácia) e para minha surpresa deu POSITIVO.

Em toda minha vida sempre falei para minhas amigas: o dia que ficar grávida nunca vou ter um parto normal, sentir dor? Jamais. E venho de uma família com histórico de cesáreas com recuperação “tranquila”, então por que iria escolher passar pelo “pior”…?

Eu estava a 20 dias morando em uma cidade que não conhecia ninguém, só eu e meu esposo, e comecei a pensar na recuperação da cesária. Logo eu que gosto de ter controle da situação, ficaria, de certa forma, debilitada e queria cuidar do meu bebê. Pensei em começar a dar uma estudada sobre o assunto, mas o parto normal pra mim ainda seria loucura.

Procurei por uma Doula para entender melhor do assunto, como funciona, como seria e tal. Foi quando encontrei a Deise, que foi de extrema importância. Ela foi me explicando, orientando e sem pensar muito falei: “então tá”. Fizemos nossos encontros on-line, onde foi fluindo a ideia melhor na minha cabeça. Ela foi tirando todas as minhas dúvidas e me explicando assuntos específicos que eu nem sabia que existiam.

O preparo com ajuda de um profissional foi muito importante. Além do conhecimento de como vai ser, o preparo psicológico também, pois se você está com a mente aberta e o psicólogo amadurecido, não tem o que dar errado. Além de que, ter a sua Doula te traz muita segurança, o que sem dúvidas, te deixa mais tranquila, pois ela está com você em todos os momentos, no antes, no momento e depois…

Dia 02/04/2022 – 13:00h comecei ter umas contrações de leve e bem rápidas. Ao final da tarde essas contrações foram piorando e avisei a Deise que estava com muita cólica. Fomos conversando, ela foi me monitorando e por volta das 19h minha bolsa estourou. Nisso, não falamos mais com ela pois o meu parto seria em outra cidade a 65 km de casa. Tem gente que fala: “Nossa, que louca! Sua bolsa estourou e você demorou tudo isso pra chegar no hospital?”. Sim, é onde entra a importância do preparo e do conhecimento com a Doula, porque você vai saber que isso não tem nenhum problema e vai conhecer seu corpo, como ele vai funcionar e qual é o seu limite.

Cheguei ao hospital por volta das 21h e para minha surpresa, eu estava com 8 cm de dilatação. Quando fui para a sala de parto já encontrei com a Deise lá (isso me surpreendeu muito, porque não tínhamos avisado ela, por conta da correria de pegar estrada, arrumar a bagagem, as contrações… na correria, nem eu nem meu esposo lembramos de avisá-la. Desculpa Deise rs)

Mas ela estava lá. Gente, como faz diferença você ter a Doula! A Deise me ajudou psicologicamente, me passando o que estava acontecendo comigo a cada instante. As massagens para aliviar a dor podem parecer pouca coisa, mas para quem está ali, em trabalho de parto é MUITA coisa. Nem consigo imaginar como seria esse momento se ela não estivesse ali comigo. E então às 01:38h já do dia 03/04/2022 o meu João Pedro nasceu, saudável e tudo como estava previsto acontecer. A Deise acompanhou o pós parto também que foi melhor do que imaginei, porque pra mim era pra ser muito pior, mas o conhecimento é tudo.

Gente, estudem, procurem profissionais – independente da via de parto – procure saber de tudo, antes de tomar a decisão. Nada melhor do que saber o que vai acontecer com você, com seu corpo, com seu bebê.

E sem contar depois aquela sensação de dever cumprido, que foi na hora que meu filho quis nascer e não no dia e na hora que eu quis para satisfazer minha vontade de ter minhas coisas todas planejadas no meu controle. Afinal, se não for no parto, depois não vai conseguir ter controle de muitas coisas mesmo, então por que não aceitar logo desde o parto? Se você conseguiu gerar, por que não vai conseguir tê-lo de forma natural?! Deus cuida de tudo e está no controle da situação. É Ele que gera a vida.

Agradeço muito a Deise por ter nos ajudado, suas informações e acompanhamento foi de extrema importância.

2 thoughts on “JOÃO PEDRO: UM NASCIMENTO TRANSFORMADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *