MÉTODOS “MECÂNICOS” DE INDUÇÃO AO PARTO

Autora: Deise Caroline

Para além dos métodos de indução não-farmacológicos ou farmacológicos, existem métodos que são considerados estímulos exógenos diretos. Vamos então, aos métodos mais comuns:

  1. Descolamento digital das membranas ovulares – ou mais comumente chamado de descolamento de membranas onde o médico insere o dedo através da abertura do colo e descola as membranas da bolsa de águas da parede do colo, estimulando a produção de prostaglandina para modificação do colo do útero;
  2. Amniotomia – mais conhecida como rompimento da bolsa de águas, onde o profissional insere um instrumento específico e estoura a bolsa;
  3. Introdução de cateter extra-amniótico – mais chamado de Método Krause, onde se insere uma sonda no colo do útero e se infla o balão com soro ou água destilada, para forçar a abertura do colo.

Os métodos mecânicos são menos invasivos porque não são inseridas substâncias sintéticas no corpo da mãe. Além disso, o procedimento escolhido pode ser realizado e a gestante aguardar em casa, sem internação imediata.

Entretanto, só é possível optar por um dos métodos acima mencionados quando o colo do útero já possui alguma abertura para se passar o dedo ou os instrumentos. Caso contrário, a indução só será possível de forma medicamentosa.

Para além das informações aqui mencionadas, converse com seu médico sobre as possibilidades e peça que ele te explique os riscos e benefícios de cada método para que você se sinta segura, caso necessite passar pelo processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *