NASCENDO NA IRLANDA

Comecei a sentir cólicas – tipo menstruais, na segunda-feira (26/06/2023), durante o dia e as contratações iniciaram no fim da tarde, do mesmo dia, por volta das 7pm.

Permaneci com contrações fracas até às 10pm mais ou menos, onde eu consegui assistir um pouco de TV e fazer alguns exercícios na bola.

Depois das 10pm, as contratações começaram a intensificar, mas, ainda sem padrão. Decidi subir para o meu quarto e preparar um ambiente aconchegante com velas, minha playlist, bola, meu parceiro e minha mãe. Ali permaneci alternando entre exercícios e banho quente. As contratações se intensificavam cada vez mais, com um pouco mais de padrão. Senti vontade de fazer cocô duas vezes. 

Por volta da 1 da manhã, senti uma vontade muito forte de fazer força, achei que precisava fazer cocô de novo, mas, numa intensidade muito maior. A vontade de puxar tomou conta de mim e eu puxei como se não houvesse amanhã. Era minha bolsa estourando…que sensação louca! É como se eu tivesse estourado um balão de água bem dentro de mim. Meu parceiro ligou imediatamente para o hospital e eles disseram para ele correr comigo para lá. Naquele momento eu não conseguia andar. Então fui me “arrastando” para o carro, com a ajuda do meu parceiro e até chegar no carro, já tinha sentido mais umas duas ou três vezes aquela vontade  louca de puxar.

A jornada até o hospital foi um filme de ação! Estávamos a 40 minutos do hospital e meu parceiro com o pé no acelerador. Como era de madrugada, não havia trânsito. Eu sentia muita vontade de puxar, cada vez que meu corpo me mandava o sinal. Fiz várias tentativas durante o trajeto e eu realmente sentia que ela estava saindo. Assim que chegamos no hospital, foi uma correria intensa. Me levaram para ser checada primeiro, mas, acho que eles não estavam entendendo que a minha filha estava literalmente saindo!! kkk Assim que a enfermeira foi checar minha dilatação, ela simplesmente se deu conta de que não havia tempo pra mais nada…”ela está nascendo, já vejo a cabeça” disse ela, e então correram comigo para a sala de parto. 

Chegando lá, fui direto para a posição de …..e ali comecei a puxar cada vez que meu corpo me dava o sinal. Foram apenas 20 minutos de “puxes” e respiração. Quando de repente, eu então sinto algo queimando. Era a cabeça coroando! Foi tudo muito rápido! Logo, o corpo já veio atrás e a midwife “agarrou” minha baby e já me entregou ela – Não consegui agarrar ela, porque estava muito concentrada nos puxes e saída dela. 

Ela chorou duas vezes e eu já coloquei ela direto no meu peito para fazermos o contato pele a pele. Ela se acalmou imediatamente. Minhas palavras naquele momento foram “Tá tudo bem, meu amor…Tá tudo bem!” 

Ela ficou ali, pele a pele por 1 hora e meia mais ou menos e depois coloquei ela no meu peito para a primeira mamada. O cordão umbilical foi cortado pelo meu parceiro, 15 minutos depois da saída dela. Já estava bem branco. Recebi uma injeção para a saída da placenta e a mesma saiu um tempo depois – não lembro exatamente quanto, sem nenhuma dor. A midwife simplesmente foi puxando ela pelo cordão umbilical. 

Ficamos na sala de parto entre às 2.33 da manhã até às 5,  mais ou menos, com direito a muito pele a pele e mamada. 

Nossa adaptação e minha recuperação nos dias seguintes, ainda no hospital, foi perfeita! Minha baby girl já estava com uma pegada perfeita no peito e as horas foram resumidas em muita mamada, troca de fraldas e sonecas. Recebemos alta na quinta feira 29/06 e seguimos a vida com muito amor, pele a pele, mamadas , fraldas sujas, e muitos cuddles.

Ella nasceu no dia 27/06/2023 às 2.53am, pesando 3.040kg e 47 cm. Parto normal, sem nenhuma intervenção, indução e medicamentos. Laceração de 1º grau. Meu parto foi a experiência mais incrível e bonita que eu pude viver. Aconteceu exatamente da forma que sonhei, planejei e me preparei. Me sinto feliz, realizada e orgulhosa de mim, por ter sido tão forte! Orgulhosa da minha filha também, por ter feito uma entrada tão linda nesse mundo e estar conquistando coisas complexas de forma tão rápida. Minha maravilhosa! 

Quero agradecer de todo meu coração, três profissionais que estiveram comigo nessa jornada desde o início da minha gravidez e que me deram todo suporte e agiram de forma tão eficiente e profissional, nessa minha busca pelo melhor, para mim e para o meu bebê. Obrigada Sofia Jacobsen, minha psicóloga maravilhosa, que já vem caminhando comigo há um tempo! Minha querida Doula Deise Caroline, que nos ensinou e esclareceu tantas coisas. E a incrível Juliana Vilar, minha fisioterapeuta, que realizou um trabalho tão potente e lindo! 

Espero que meu relato alcance muitas futuras mamães, e as encorajem a buscar por essas profissionais que fazem toda a diferença na nossa árdua jornada. Nós, mulheres e nossos bebês merecem um parto digno e respeitoso. 

Um beijo, Sara, Michael e baby Ella!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *