QUAIS SÃO AS FASES DO TRABALHO DE PARTO?

Autora: Deise Caroline

Você sabia que o bebê não nasce de uma vez? Pois é, até a saída do bebê efetivamente, o trabalho de parto passa por algumas fases com características diferentes. Conhecer essas fases, vai te dar mais tranquilidade para saber reconhecer se o bebê está mais próximo, ou não, de nascer.

Pródromos: as contrações parecem cólicas que vêm de forma irregular: sem tempo de duração e intervalo parecidos. Você pode ficar por dias nesta fase, sentindo contrações que vão e voltam, enquanto realiza suas atividades normalmente.

Fase latente: as contrações começam a ter ritmo, e incomodam bastante. Mas, o tempo de duração ainda é curto e respirando fundo, você consegue passar por cada uma delas, voltando à sua vida normal quando passa a dor. Esta fase se estende até os 4 cm de dilatação e também pode durar por dias.

Fase ativa: as contrações são ritmadas, com duração de quase 1 minuto, com intervalos parecidos (de 15 em 15, 10 em 10 min). As dores são bem intensas como ondas, e no pico da dor dá vontade de gritar. Você vai perder a noção de tempo e das coisas que estão acontecendo ao redor, ficando introspectiva e quieta, especialmente, quando a contração passar. Esta fase se estende dos 4cm até os 10 cm de dilatação. Este é o momento ideal para ir ao hospital.

Fase de transição: ocorre entre a fase ativa e a expulsiva. Você vai ficar desesperada, a dor vai parecer insuportável, junto com uma vontade de evacuar e fazer força. Provavelmente você vai querer desistir e achar que não quer mais um parto normal. Mas, lembre-se: seu bebê está chegando, falta só mais um pouco. Você vai conseguir!

Fase expulsiva: é quando o bebê já está saindo do corpo da mãe, pelo canal vaginal. As contrações são acompanhadas de uma vontade incontrolável de fazer força, e você vai sentir uma pressão e ardência no períneo, porque a cabeça do bebê vai empurrar e região. E então, você conhece seu bebê!

Dequitação da placenta: o parto só acaba depois que a placenta sai. Então, depois que seu bebê sair, a placenta será expulsa do útero através de contrações menos intensas. E aí depois que a placenta sair, sim, o parto acaba.

É importante saber que, apesar de ser comum as mulheres passarem por essas fases, o parto é um evento imprevisível e não tem regras. Cada corpo e cada bebê vão ter seu próprio processo, com características únicas. Por isso, ouça seu corpo, se entregue ao processo e viva o parto que tiver para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *