RELATO DA CHEGADA DA MAYA AO MUNDO

Tudo começou de maneira inesperada, mas, ao mesmo tempo, certeira. Eu engravidei sem planejar e havia conhecido o pai da Maya há pouco tempo, nós nos gostávamos muito e tínhamos certeza que queríamos estar juntos. Mas, foi durante a gestação que esse amor se firmou e aí então, nos tornamos uma família.

Eu engravidei em julho de 2021 e desde o começo eu pensava sobre o parto natural e sobre maneiras de aprender mais sobre esse assunto e outros, como cuidados na gestação, controle emocional, a fisiologia natural do parto, cuidados com o recém-nascido, puerpério e a vida do casal depois dos filhos. Na época eu só tinha uma ideia de tudo que precisaria estudar e aprender, mas, não tinha nenhuma noção de por onde começar ou quais perfis seguir nas redes sociais.

Eis que, em janeiro de 2022, navegando por um grupo de gestantes do facebook, eu encontrei um comentário que falava sobre uma página no instagram de nome curioso: “Nascendo para a Vida”. De começo esse nome me chamou a atenção e, como eu estava doida atrás de informações sobre essa nova fase da minha vida, logo entrei e comecei a seguir, e ver as postagens e stories, até que vi a Deise por lá. A minha primeira impressão foi de que ela era um amor e de que ela tinha muito conhecimento sobre todos os assuntos que me norteavam.

Daí pra frente eu já falei com o Fábio, meu namorado, e já fui logo chamando ela no whatsapp, pedindo orçamento e informações sobre o acompanhamento on-line dela como Doula. Conversamos e deu tudo certo, marcamos os encontros por vídeo chamada e no primeiro encontro ela me animou de uma maneira incrível, me passou tanta segurança e foi ali que eu comecei a pensar que realmente seria capaz de conseguir ter meu tão sonhado parto natural.

Fábio também se animou e prestava muita atenção nos encontros. Eram verdadeiras aulas e nós aprendemos coisas que nunca havíamos imaginado que existiam, coisas tão interessantes e importantes para o nosso desenvolvimento como pais. Em resumo, desde o início a Deise fez total diferença na nossa experiência e se tornou nosso alicerce.Cada aula, de acordo com o combinado, era pra durar +/- 1h30 cada, mas, duravam mais de 2 horas sempre, pois eram tantas informações e ao mesmo tempo era uma conversa entre amigos, era como se a gente já conhecesse a Deise há tempos, de tão confortável que ela nos deixava, pra fazer perguntas ou só pra conversar mesmo. Em cada aula o meu coração se tranquilizava mais em pensar que eu estava preparada para trazer minha filha ao mundo, e o Fábio sentia o mesmo.

Todo esse processo de conhecimento foi de extrema importância no dia do parto. Fez tanta diferença que o parto, mesmo com a companhia de forma remota da nossa Doula Deise, foi totalmente natural, sem nenhum tipo de intervenção ou indução, tudo pelo SUS e com muita, muita coragem e muito amor, o tempo todo.

O início do dia mais especial das nossas vidas foi na madrugada de domingo para segunda, às 2 da manhã e com 40 semanas e 2 dias. Eu estava indo me deitar e senti um líquido escorrendo na perna, corri para o banheiro e continuou escorrendo. Mandei mensagem para a Deise e de acordo com as características era a minha bolsa que havia estourado. Sabíamos que nesse caso não precisaríamos ir correndo para o hospital, porém, conversando com ela e mandando fotos do líquido, vimos que ele estava meio esverdeado e logo percebemos que estava com mecônio (o cocozinho que o neném faz dentro da barriga). Nesse caso, como já havíamos visto em aula, tínhamos que ir para o hospital para ter o monitoramento dos batimentos cardíacos da Maya, e assim fomos pra maternidade que ficava a uns 40 minutos de casa.

Chegando lá, fizemos um exame de toque para saber sobre nossa condição e a médica logo nos tranquilizou dizendo que o mecônio estava fluído e que podíamos esperar o meu corpo entrar em trabalho de parto naturalmente, desde que ficássemos no hospital para o monitoramento. Em seguida entreguei meu Plano de Parto, que foi feito junto com a Deise de maneira bem cautelosa e atenta, para a médica do plantão que examinou atentamente também.

Enfim, o tempo foi passando, já era quase de manhã quando de repente senti a primeira contração, e logo em seguida senti outra, e outra, e outra… Não tive descanso, as primeiras contrações já vieram com poucos minutos de intervalo e bem fortes. Enquanto isso, estávamos sempre em contato com a Deise e, embora eu estivesse com dor, sabia que tudo era normal porque eu já havia sido ensinada antes, e assim fui seguindo, com o Fábio o tempo todo do meu lado me dando forças e me cuidando.

O dia foi passando e minha dilatação não estava evoluindo de maneira tão rápida, mas, mais uma vez eu sabia que isso também era normal, por ter sido cuidadosamente ensinada pela Deise. Com muita paciência e perseverança fui sentindo cada contração e pensando que a cada contração eu estava mais perto de conhecer minha filha. Quando atingi 10 cm de dilatação, às 19h46 do dia 11/04/2022, Maya chegou ao mundo, maravilhosamente bem e cheia de saúde. Tivemos nosso primeiro momento com ela, Fábio cortou o cordão umbilical, dei o primeiro tetê e foi tudo tão lindo, tão mágico… foi a experiência mais incrível que já nos aconteceu.

Todo o processo realmente mudou nossa vida por completo. Eu sabia que só havia conseguido encará-lo tão bem porque contratei essa profissional incrível que é a Deise. Uma Doula faz toda a diferença na nossa maneira de enxergar o parto e de vivê-lo. Tudo correu tão bem, e hoje posso dizer com toda certeza que toda a minha coragem veio do meu conhecimento.

Eu, Fábio e Maya, seremos eternamente gratos à Deise, por toda força e sabedoria que ela nos transmitiu e por ter nos permitido viver a maior aventura de nossas vidas, com doses altas de ocitocina e amor, muito amor. Uma vez li que o medo nasce junto com a maternidade, e hoje sendo mãe entendo que sim, é verdade, mas, quando sabemos o caminho que queremos trilhar percebemos que o medo também nasce junto com a coragem, e é aí que a mágica acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *